Bible Society Archives: um ponto de partida para a história da circulação da Bíblia em português no século XIX

Resultado de pesquisa

1 Transferências (Pure)

O processo de distribuição da Bíblia em português ao longo do século XIX e início do século XX foi largamente dinamizado pelo trabalho de uma instituição de origem anglo-saxónica – a British and Foreign Bible Society – que procurou promover a universalização dos textos bíblicos. Os contornos dessa dinâmica, as suas consequências e a multiplicação de fraturas hermenêuticas e societárias que produziu, podem ser acompanhadas do ponto de vista historiográfico através da análise e investigação da documentação sobre Portugal integrada nos Bible Society’s Archives – as coleções do Arquivo da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (SBBE) – deposita das atualmente na Biblioteca da Universidade de Cambridge. Ali se encontra informação bibliográfica e documentação manuscrita e impressa muito rica, designadamente: os Agent Books dos superintendentes da SBBE a operar em Portugal desde 1809; as coletâneas e cadernos de notas da SBBE sobre a ação da Sociedade em Portugal durante o século XIX e primeira metade do século XX; a correspondência do Comité, Subcomités e Secretariado da SBBE com os diferentes colaboradores que, ao longo daquele período, com diferentes funções e em espaços diversos (Portugal metropolitano, territórios ultramarinos e espaços de influência portuguesa) colaboraram na consolidação da Sociedade Bíblica em Portugal e na dinamização da circulação da Bíblia em português; os registos financeiros das transações envolvidas na complexa estrutura comercial desenvolvida pela SBBE; documentação diversa relativa ao processo editorial; material fotográfico e gráfico; e, finalmente, os relatórios anuais, mensários e materiais de divulgação publicados pela SBBE ao longo dos séculos XIX e XX. Procuraremos na nossa comunicação dar conta do interesse e potencialidades dessa diversidade documental.
Páginas5-5
Número de páginas1
Estado da publicaçãoPublicado - 29 abr 2022
Evento4º Encontro RAIR (Rede de Arquivos de Instituições Religiosas): «Arquivos locais, Arquivos globais» - Universidade Católica Portuguesa , Lisboa