Rita Francisco*, Isabel Narciso, Madalena Alarcão

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Citações (Scopus)

Com este trabalho pretende estudar-se a satisfação com a imagem corporal de adolescentes e adultos portugueses de ambos os sexos. Apresentam-se também os estudos de validade e fiabilidade da Contour Drawing Rating Scale (CDRS; Thompson & Gray, 1995). Participaram no estudo 1423 adolescentes e adultos, preenchendo a CDRS e o Eating Disorder Examination–Questionnaire. Com o objectivo de estudar a estabilidade temporal da CDRS, 55 estudantes universitários preencheram a CDRS em dois momentos distintos, com intervalo de duas semanas entre aplicações. A maioria dos adolescentes, de ambos os sexos, apresentou um peso corporal considerado normal, bem como as mulheres adultas, enquanto a maioria dos homens adultos apresentou excesso de peso. Verificaram-se diferenças geracionais e de género significativas quanto à satisfação com a imagem corporal, encontrando-se os adolescentes mais satisfeitos que os adultos e sendo a satisfação mais elevada no sexo masculino. A CDRS apresenta bons resultados psicométricos quando aplicada a uma amostra portuguesa, considerando-se uma medida adequada de percepção e satisfação com a imagem corporal na população em geral, permitindo ainda distinguir grupos com e sem indicação de perturbação alimentar, ao nível da insatisfação com a imagem corporal.
Título traduzido da contribuiçãoBody image (dis)satisfaction among Portuguese adolescents and adults: contribution to the validation process of the Contour Drawing Rating Scale
Páginas (de-até)61-88
Número de páginas28
RevistaRevista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica
Volume2
Número de emissão34
Estado da publicaçãoPublicado - 2012
Publicado externamenteSim

• Imagem corporal
  • Contour Drawing Rating Scale
  • Validade concorrente
  • Estabilidade temporal
  • Adolescentes
  • Adultos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “(In)satisfação com a imagem corporal em adolescentes e adultos portugueses: contributo para o processo de validação da Contour Drawing Rating Scale“. Em conjunto formam uma impressão digital única.