Resultado de pesquisarevisão de pares

7 Transferências (Pure)

A internet trouxe novos padrões de comunicação, interação social e comportamento (Castells, 2003). É cada vez mais comum pessoas criarem e partilharem conteúdo por meio de redes sociais virtuais. Algumas pessoas chegam a construir uma grande audiência partilhando informação e conhecimento sobre determinados temas, tornando-se “autoridades” ou referências para o seu público (Belanche, Casaló, Flavián & IbánezSánchez, 2021), sendo chamados de influenciadores digitais (Borges-Tiago, Santiago e Tiago, 2023). Em Portugal, existe um número significativo de residentes estrangeiros, principalmente brasileiros, que mostram a cultura do país, curiosidades, diferenças em relação ao país de origem, bem como relatam o dia a dia de trabalho, estudo, lazer e vida em família. De facto, a comunidade brasileira é a maior comunidade estrangeira no país, representando 30% do total de estrangeiros, com um número de 239.744 imigrantes legais, estando muito à frente da segunda, Reino Unido, com 45.218 imigrantes, além de ser a que mais cresce. Estes números são do final do ano de 2022, segundo a Lusa (2023). A relevância deste estudo reside no facto de que esses brasileiros, por meio das mensagens dos seus vídeos, podem estar a promover Portugal como destino turístico ou de residência para uma comunidade de brasileiros que se interessa por este tipo de conteúdo. O turismo em Portugal é bastante expressivo, sendo um dos principais motores de geração de empregos e riqueza no país (Turismo de Portugal, 2021). A imigração pode tanto ser uma mais-valia em concelhos periféricos quanto para empregos carentes de mão-de-obra, por não serem desejados pelos portugueses, quanto um problema social quando feita de maneira ilegal e ainda com possibilidade de falta de condições financeiras para se viver dignamente no país. Portanto, o objetivo deste estudo é compreender o impacto das mensagens destes brasileiros, que produzem conteúdo sobre Portugal, na vida de outros brasileiros e da sociedade portuguesa. Como os brasileiros residentes em Portugal promovem o país por meio dos média sociais? Como brasileiros residentes no Brasil são influenciados por brasileiros residentes em Portugal? Como é a relação entre brasileiros e portugueses em Portugal? Quais são os desafios sociais para o país causados por este fenómeno? Para alcançar o objetivo proposto, será adotada uma abordagem metodológica qualitativa com um paradigma interpretativista. Serão analisadas, através da análise de discurso, as mensagens de vídeos do YouTube e do Instagram destes influenciadores brasileiros. Serão escolhidos cinco influenciadores que vivem há mais de um ano no país e que têm acima de cinco mil seguidores em cada plataforma digital. Serão também entrevistados brasileiros que moram em Portugal e que mudaram de país influenciados por estas pessoas. Os participantes serão selecionados pelo método bola de neve. O número de entrevistados e de vídeos a serem analisados dependerá da saturação dos dados. Além disso, será realizada uma análise documental sobre o contexto em que esses brasileiros vivem, a sua relação com a sociedade portuguesa e os desafios sociais causados por este fenómeno.
Título traduzido da contribuiçãoBrazilians discovering Portugal as a destination. The art of influencing and being influenced by social media content
Número de páginas1
Estado da publicaçãoPublicado - 26 jan. 2024
EventoXIII SOPCOM: Comunicação, Culturas e Comunidades - Universidade do Minho, Braga
Duração: 24 jan. 202426 jan. 2024

Conferência

ConferênciaXIII SOPCOM: Comunicação, Culturas e Comunidades
Título abreviadoSOPCOM
País/TerritórioPortugal
CidadeBraga
Período24/01/2426/01/24
Endereço da Internet

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Brasileiros a descobrir Portugal como destino. A arte de influenciar e ser influenciado pelos conteúdos do media sociais“. Em conjunto formam uma impressão digital única.