Poderá o capitalismo ser ético? Notas sobre o mercado, justiça distributiva e a hipótese socialista

Gonçalo Marcelo

Resultado de pesquisarevisão de pares

10 Transferências (Pure)

Resumo

Este texto investiga a possibilidade de um “capitalismo ético”. Para o fazer, analisa as noções de “espírito do capitalismo” e de neoliberalismo, mostrando de que forma faz sentido operar uma crítica do capitalismo que o revela como uma realidade histórica contingente e mutável. O texto mostra como, através de uma leitura de autores como Smith, Hegel, Sen e Honneth, se pode argumentar existir uma ligação entre a ética e a economia e que a hipótese de uma “orientação ética” dos mercados em ligação com a sociedade é concebível. O artigo analisa também as relações entre o capitalismo e as suas alternativas possíveis, como a ideia de socialismo ou a possibilidade de um “pós-capitalismo”, mostrando que tipo de teoria da justiça é conveniente para dar conta destes problemas, e argumenta que só o exercício crítico e o surgimento de alternativas concretas poderá reorientar a prática económica num sentido mais ético.
Título traduzido da contribuiçãoCan capitalism be ethical? Notes on the market, distributive justice and the socialist hypothesis
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1-21
Número de páginas21
RevistaJournal of Studies on Citizenship and Sustainability
Número de emissão4
Estado da publicaçãoPublicado - 2019

Keywords

  • Capitalismo
  • Ética
  • Honneth
  • Justiça distributiva
  • Socialismo

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Poderá o capitalismo ser ético? Notas sobre o mercado, justiça distributiva e a hipótese socialista“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação