Projetos por ano
Resumo
regime deverá obrigar a um maior número de restrições aos direitos fundamentais, cívicos e políticos, da população. A repressão dos uigures em Xinjiang, o recurso cada vez mais intenso às tecnologias de vigilância de massas, bem como a Lei de Segurança Nacional em Hong Kong, são apenas alguns exemplos disso mesmo. Neste contexto incerto, este capítulo analisa as perspectivas do modelo chinês, argumentando que o provável abrandamento do crescimento económico, associado ao aumento das práticas autoritárias, pode
levar ao renascimento do sonho, vivido em Tiananmen, de uma sociedade livre e justa. No entanto, especialmente nos dias de hoje, não podemos deixar de reconhecer que a democracia é uma construção frágil. É certo que se trata de um sistema normativamente superior e mais humano, mas tais características não implicam necessariamente que prevaleça. O modelo da China pode assim ser, para alguns, uma alternativa atraente para alcançar prosperidade e modernização tecnológica, mesmo contrariando valores universais fundamentais. Nesta conjuntura, as democracias devem resistir à tentação de imitar os seus opositores autoritários, optando por reforçar os seus elementos positivos, sem descurarem o seu poder militar e económico, ao mesmo tempo que promovem o diálogo e a cooperação entre as nações livres, e combatem activamente no campo das ideias.
Idioma original | Portuguese |
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Título da publicação do anfitrião | O poder autoritário e o desafio para as democracias liberais |
Editores | William Hasselberger, Francisco Proença Garcia |
Editora | Alêtheia Editores |
Capítulo | 3 |
Páginas | 95-129 |
Número de páginas | 35 |
ISBN (impresso) | 9789899077317 |
Estado da publicação | Publicado - jun. 2022 |
Projetos
- 1 Ativos
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CIEP: Research Centre of the Institute for Political Studies
Alves, A. A. (PI), Mateus, A. (Professor Catedrático), Azevedo, A. (Estudante), Leitão, T. C. (Professor Auxiliar Convidado), Duarte, A. R. (Outra carreira/categoria no setor público), Ramos, A. F. (Outra carreira/categoria no setor público), Garschagen, B. (Estudante), Pacatolo, C. (Estudante), Almeida, C. M. D. (Professor Auxiliar Convidado), Cabrita, C. (Carreira no setor privado), Silva, D. (Bolseiro), Correia, E. P. (Carreira no setor privado), Gonçalves, F. J. (Carreira no setor privado), Garcia, F. P. (Professor Associado Convidado), Ribeiro, G. M. (Docente do ensino não superior), Varajidás, H. (Carreira no setor privado), Chelo, H. (Professor Auxiliar), Correia, I. (Carreira no setor privado), Gregório, I. (Assistente de Investigação), Moreira, I. (Professor Auxiliar Convidado), Câmara, J. B. (Estudante), Espada, J. C. (Professor Catedrático), Coutinho, J. P. (Professor Auxiliar), André, J. G. (Professor Auxiliar), Moreira, J. M. (Professor Catedrático), Castello Branco, J. T. (Professor Auxiliar Convidado), Quintino, K. H. (Estudante), Pinto, L. V. (Outra carreira/categoria no setor público), Cruz, M. B. D. (Professor Catedrático), Gambôa, E. (Professor Auxiliar Convidado), Barroso, L. D. (Estudante), Franco, L. (Professor Auxiliar), Mendonça, M. (Professor Auxiliar), Morgado, M. (Professor Auxiliar), Dias, M. (Professor Auxiliar), Amado, N. M. (Carreira no setor privado), Sampaio, N. (Professor Auxiliar Convidado), Samões, O. (Professor Auxiliar), Ferro, P. (Carreira no setor privado), Moreira, P. (Carreira no setor privado), Duque, R. (Professor Auxiliar Convidado), Brito, R. (Docente Assistente), Mangerona, S. (Carreira no setor privado), Cajarabille, V. (Outra carreira/categoria no setor público), Hasselberger, W. (Professor Auxiliar) & Ribeiro, S. (Professor Auxiliar Convidado)
1/01/20 → 31/12/25
Projeto