Cenários para criação intercultural: o papel da comunicação na Carta Cultural Ibero-Americana

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Resumo

Neste capítulo, analisa-se a Carta Cultural Ibero-Americana (2006), um projeto de colaboração da Secretaria Geral Ibero-Americana, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura. Esta investigação aborda um processo intercultural, complexo, ambivalente, feito de fluxos e refluxos, o espaço ibero-americano. São observados os aspetos culturais dessa comunidade no espaço global, propondo modelos para uma partilha, como tornar comum, comunicar, ações de cultura, assim como apresentar conteúdos culturais com referência à Carta Cultural Ibero-Americana para a população mais jovem. Temos como objetivo, adotando um modelo qualitativo, sugerir a formulação de hipóteses a partir de uma pergunta inicial: “qual a relevância da Carta Cultural Ibero-Americana para a definição de políticas culturais em Portugal na década 2020–2030?”. A investigação tem como referência teórica os estudos latino-americanos das ciências da comunicação em diálogo com os estudos anglo-saxónicos da comunicação e do marketing. Esta investigação recomenda como resultados do estudo: a criação de cenários comunicacionais para cultura, a profissionalização da comunicação e a colaboração empresarial com a criação de clusters culturais e criativos.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoPolíticas culturais municipais
Subtítulo da publicação do anfitriãoanálise de documentos estruturantes em torno da cultura
EditoresManuel Gama, Pedro Rodrigues Costa
Local da publicaçãoBraga
EditoraUniversidade do Minho
Páginas173-192
Número de páginas20
ISBN (eletrónico)9789899074002
ISBN (impresso)9789899074019
Estado da publicaçãoPublicado - 2021
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Carta cultural ibero-americana
  • Interculturalidade
  • Comunicação
  • Marketing

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