Changing geography through translation, quotation and periodicals: the viscount of Santarém and the question of casamance (1836–1843)

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Transferências (Pure)

Resumo

O presente artigo discute um episódio histórico em que um projeto de tradução terá conseguido alterar o mapa das possessões coloniais portuguesas em África. Discutem-se as estratégias utilizadas pelo Visconde de Santarém para ajudar o governo português a reclamar os seus direitos sobre territórios na Guiné na década de 1840, concebendo a tradução como uma ação movida por objetivos (Vermeer) e composta por três momentos: pré-tradução, tradução e pós-tradução (Gentzler, 2017). Ao lançar luz sobre as ações do Visconde, que podem ser reconstruídas a partir das suas cartas (Santarém, 1919), o artigo demonstrará o papel fundamental desempenhado pela publicação de reescritas e pela citação dessas mesmas reescritas em jornais científicos e políticos na vitória de Portugal sobre a França na “Questão da Casamansa”. Mais precisamente, o projeto de tradução envolveu: a publicação de uma tradução intralingual de um manuscrito que provava que os exploradores portugueses tinham sido os primeiros a chegar à Guiné; a redação de um trabalho académico que serviu de epitexto em língua portuguesa à tradução; a autotradução do epitexto para a língua franca académica (o francês); e, por último, o uso de influência e dinheiro para conseguir que os periódicos citassem, publicassem e discutissem excertos das três reescritas.
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)69-81
Número de páginas13
RevistaCompendium: Journal of Comparative Studies
Número de emissão4
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - dez. 2023

Keywords

  • Domínios coloniais
  • Geografia
  • Citações
  • Periódicos
  • Pós-tradução

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Changing geography through translation, quotation and periodicals: the viscount of Santarém and the question of casamance (1836–1843)“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação