Chromatic reintegration in contemporary monochromatic unvarnished paintings: a case study based on artwork from Jorge Martins

Título traduzido da contribuição: Reintegração cromática em pinturas contemporâneas monocromáticas sem verniz: um estudo de caso a partir da obra de Jorge Martins

Marta Aleixo*, Ana Bailão, Andreia E. Gomes, João Linhares, Margarita San Andrés, Sérgio Nascimento

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Transferências (Pure)

Resumo

A escolha dos materiais de reintegração cromática para pinturas contemporâneas a óleo e emulsão acrílica não envernizadas, constituem um problema antes do tratamento de conservação e restauro. Este tipo de pinturas contém abrasões, impressões digitais e manchas de sujidade, que aparecem em particular nas laterais, maioritariamente causadas pelo manuseamento. Por serem pinturas não envernizadas o processo de reintegração cromática torna-se complexo, uma vez que não existe qualquer camada de proteção na pintura. O objetivo deste trabalho foi avaliar os materiais que tiveram um desempenho superior durante as reintegrações cromáticas das pinturas do pintor português Jorge Martins. Construíram-se com o artista, maquetas representativas da sua técnica pictórica recorrendo aos seus materiais. As mesmas maquetas foram artificialmente envelhecidas. Para uma avaliação do mais indicado, diferentes tipos de materiais aquosos e não aquosos, foram testados. Verificou-se que os melhores resultados, foram obtidos com os pigmentos da marca Ferrario® disperso em Tri-Funori® e com os guaches da marca Winsor & Newton®, ambos aquosos e não tóxicos.
Título traduzido da contribuiçãoReintegração cromática em pinturas contemporâneas monocromáticas sem verniz: um estudo de caso a partir da obra de Jorge Martins
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)328-338
Número de páginas11
RevistaGe-Conservacíon
Volume18
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 11 dez 2020

Keywords

  • Reintegração cromática
  • Tri-Funori®
  • Guaches
  • Monocromáticos
  • Não-envernizadas
  • Acrílicos
  • Óleos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Reintegração cromática em pinturas contemporâneas monocromáticas sem verniz: um estudo de caso a partir da obra de Jorge Martins“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação