Cinema de Weimar até ao 3º Reich: poder e “Nationalcharakter”

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Embora o rádio Volksempfänger e a imprensa Hugenberg tenham funcionado como veículos preferenciais de propaganda política mesmo antes do Terceiro Reich, o cinema também foi usado para estes fins. Após a tomada de poder e contra a resistência do seu Ministro de Propaganda, Goebbels, Hitler escolheu Leni Riefenstahl como realizadora principal da encenação da ideologia do Nazismo. Com a ajuda da UFA o novo médium foi explorado para ‘documentar’ tanto o alegado ‘espírito alemão’, como as influências consideradas negativas e prejudiciais para a ‘alma do povo’. O filme, como produto "coletivo" (Eisenstein, Vertov, Brecht), sempre foi conscientemente instrumentalizado, tanto pela propaganda Nazi e Soviética como pela política de outros países. Todavia, existem abordagens de historiadores, sociólogos e críticos de cinema que ligam determinadas tendências na produção cinematográfica alemã durante a República Weimariana ao surgimento do Nazismo (Kracauer, De Caligari a Hitler, 1947; Eisner, O Écrã Demoníaco, 1952). Esta comunicação propõe um olhar crítico a estas abordagens.
Título traduzido da contribuiçãoCinema from Weimar to the Third Reich: Power and "Nationalcharakter"
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)41–57
RevistaCinema & Território
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2016

Keywords

  • cinema de Weimar
  • terceiro Reich
  • poder
  • Nationalcharakter

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Cinema de Weimar até ao 3º Reich: poder e “Nationalcharakter”“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação