Observação de aulas e autorretrato da prática profissional

Elza Mesquita, Joaquim Machado

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

O estudo foca-se no discurso de seis formandos a frequentar um mestrado profissionalizante para o ensino e visa compreender como estes futuros professores percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais. A partir das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), o estudo procede à análise de conteúdo das reflexões produzidas sobre três aulas observadas e desvela o autorretrato da prática profissional que nelas transparece. Na análise dos dados relativos à reflexão destacam-se, em primeiro lugar, pontos fortes e aspetos a melhorar evidenciados em cada momento de reflexão, dissecando-os em função de oito categorias TALOS.
Título traduzido da contribuiçãoClassroom observation and self-portrait of professional practice
Idioma originalPortuguese
Número de páginas5
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
VolumeExtr.
Número de emissão6
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 17 dez 2017

Keywords

  • Formação inicial
  • Prática profissional
  • Reflexividade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Observação de aulas e autorretrato da prática profissional“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação