Clinical validation of the nanda-i “caregiver role strain” nursing diagnosis in the context of palliative care

Título traduzido da contribuição: Validação clínica do diagnóstico de enfermagem nanda-i “tensão do papel de cuidador” em contexto de cuidados paliativos

Tânia Marlene Gonçalves Lourenço*, Rita Maria de Sousa Abreu-Figueiredo, Luís Octávio Sá

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)
46 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo: validar clinicamente as características definidoras do diagnóstico de enfermagem “Tensão do Papel de Cuidador da pessoa em situação paliativa”.
Método: estudo do tipo transversal, de natureza quantitativa, descritivo e analítico. Desenrolou-se ancorado no Modelo de Validação Clínica de Fehring e nas medidas de acurácia diagnóstica (sensibilidade, especificidade, valores preditivos e curva Receiver Operating Characteristic). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um formulário, aplicado por duas enfermeiras, a uma amostra de 111 cuidadores de pessoas em situação paliativa, em Portugal, em 2017. Os cuidadores foram divididos em dois grupos (com e sem diagnóstico), sendo identificados pela simultaneidade de três critérios: valores da escala de sobrecarga do cuidador de Zarit superiores a 56; concordância de duas enfermeiras acerca do diagnóstico; e a percepção do cuidador quanto à presença de sinais e sintomas. Classificaram-se as caraterísticas definidoras em principais, secundárias e irrelevantes, mediante os modelos utilizados.
Resultados: a prevalência do diagnóstico foi de 42,3%. Das 29 características sujeitas ao processo de validação, 9 foram consideradas principais, 13 secundárias e 7 irrelevantes. O enfrentamento ineficaz, o humor depressivo, a frustração, o agravamento de doenças prévias, o estresse e a fadiga foram as características que se revelaram mais associadas ao diagnóstico em ambas as análises. O score global do diagnóstico foi de 0,68. Conclusão: os resultados do estudo contribuem para o aprimoramento do diagnóstico, tornando-o mais acurado. Ademais, possibilitam melhor decisão clínica em enfermagem, permitindo aos enfermeiros um juízo diagnóstico apoiado em evidências científicas.
Título traduzido da contribuiçãoValidação clínica do diagnóstico de enfermagem nanda-i “tensão do papel de cuidador” em contexto de cuidados paliativos
Idioma originalEnglish
Número do artigoe20200549
Número de páginas14
RevistaTexto e Contexto Enfermagem
Volume30
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 20 out. 2021

Keywords

  • Cuidadores
  • Cuidados paliativos
  • Estresse psicológico
  • Diagnóstico de enfermagem
  • Estudos de validação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Validação clínica do diagnóstico de enfermagem nanda-i “tensão do papel de cuidador” em contexto de cuidados paliativos“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação