Comfort care of the patient in intensive care - an integrative review

Título traduzido da contribuição: O conforto do doente em cuidados intensivos - revisão integrativa

José Manuel Silva Faria*, Patrícia Pontífice-Sousa, Mário João Pinto Gomes

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)
2 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo - Identificar as necessidades e as medidas de conforto do internado em cuidados intensivos. Material e Método - As questões de investigação são: quais as necessidades de conforto do doente internado em cuidados intensivos? e quais as medidas que promovem o conforto do doente internado em cuidados intensivos? Procedeu-se à análise dos descritores no DeCS e MeSH no âmbito do conforto do idoso nos cuidados intensivos. Pesquisa booleana nos motores de busca de bases de dados: EBSCO, PubMed, B-ON, RCAAP, BVS, Cochrane Library, SciELO. Obteve-se uma população de 6488 artigos, constituindo a amostra 10 artigos. Realizada análise de conteúdo ao corpus (corresponde aos cuidados enfermagem), do qual se obteve 2 categorias com um total de 55 unidades de registo.
Resultados - A distribuição dos dados foi de acordo com os pressupostos teóricos da Teoria de Kolcaba: na categoria das Necessidades de Conforto (28 unidades registo) - 28% são do contexto físico, 14% do ambiental, 56% psico-espiritual e 14% do social; das Medidas de Conforto (27 unidades de registo) – 18% são do tipo alivio, 56% de tranquilidade e 26% transcendência.
Conclusão - As necessidades de conforto decorrem essencialmente do contexto físico e psico-espiritual e as medidas de conforto mais frequentemente adotadas destinam-se ao alívio e à tranquilidade. A disciplina de Enfermagem é a que mais preocupação demonstra pelos cuidados de conforto.
Título traduzido da contribuição O conforto do doente em cuidados intensivos - revisão integrativa
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)503-514
Número de páginas12
RevistaEnfermeria Global
Volume17
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

Keywords

  • Doente
  • Conforto
  • Cuidados intensivos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O conforto do doente em cuidados intensivos - revisão integrativa“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação