Comunicar a responsabilidade social: um modelo de comunicação para as universidades públicas portuguesas

Sónia Silva, Teresa Ruão, Gisela Gonçalves

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)

Resumo

O presente trabalho pretende compreender e explicar a relação entre os fenómenos da comunicação e da responsabilidade social a partir da observação de quatro universidades públicas portuguesas, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto. Utilizando o estudo de caso múltiplo como método de pesquisa, procurou-se observar dois fenómenos: 1) a missão das universidades públicas portuguesas na sociedade contemporânea; e 2) e o papel da comunicação organizacional e estratégica no cumprimento dessa missão, mediante a criação de um modelo capaz de prescrever as melhores práticas de comunicação para o cumprimento da responsabilidade social destas instituições. Os resultados da investigação mostraram que as universidades têm a missão de acompanhar e promover o progresso das sociedades, através do conhecimento e investigação que produzem. Este protagonismo assume particular relevância na atualidade, num momento em que as expectativas face à sua atuação crescem e os públicos se diversificam. E, quando bem planeada e articulada com a estratégia organizacional, a comunicação pode ajudar as universidades a cumprir a sua missão social, gerando valor para si e para a sociedade. Isso implica, contudo, uma evolução dos modelos de comunicação das universidades que precisam de ser mais participativos.
Título traduzido da contribuiçãoCommunicating social responsibility: a communication model for Portuguese public universities
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)115-148
Número de páginas34
RevistaEstudos em Comunicação
Número de emissão33
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - dez. 2021
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Comunicação organizacional e estratégica
  • Missão organizacional
  • Responsabilidade social organizacional
  • Universidades públicas

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Comunicar a responsabilidade social: um modelo de comunicação para as universidades públicas portuguesas“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação