Resumo
O presente trabalho pretende compreender e explicar a relação entre os fenómenos da comunicação e da responsabilidade social a partir da observação de quatro universidades públicas portuguesas, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto. Utilizando o estudo de caso múltiplo como método de pesquisa, procurou-se observar dois fenómenos: 1) a missão das universidades públicas portuguesas na sociedade contemporânea; e 2) e o papel da comunicação organizacional e estratégica no cumprimento dessa missão, mediante a criação de um modelo capaz de prescrever as melhores práticas de comunicação para o cumprimento da responsabilidade social destas instituições. Os resultados da investigação mostraram que as universidades têm a missão de acompanhar e promover o progresso das sociedades, através do conhecimento e investigação que produzem. Este protagonismo assume particular relevância na atualidade, num momento em que as expectativas face à sua atuação crescem e os públicos se diversificam. E, quando bem planeada e articulada com a estratégia organizacional, a comunicação pode ajudar as universidades a cumprir a sua missão social, gerando valor para si e para a sociedade. Isso implica, contudo, uma evolução dos modelos de comunicação das universidades que precisam de ser mais participativos.
Título traduzido da contribuição | Communicating social responsibility: a communication model for Portuguese public universities |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 115-148 |
Número de páginas | 34 |
Revista | Estudos em Comunicação |
Número de emissão | 33 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - dez. 2021 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Comunicação organizacional e estratégica
- Missão organizacional
- Responsabilidade social organizacional
- Universidades públicas