Comportamentos na desinfeção das impressões dentárias por médicos dentistas e técnicos de prótese de Viseu

Marta Cristina Marinheiro Marques*, Susana Carina Rebelo Amorim, Filipe Miguel Soares Framegas de Araújo, Maria Helena Figueiral, André Ricardo Maia Correia

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Citações (Scopus)
1 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivos: Análise das atitudes, conhecimentos e educação de médicos dentistas e técnicos de prótese dentária relativamente à desinfeção das impressões dentárias e avaliar a comunicação neste âmbito.
Métodos: A pesquisa incluiu médicos dentistas (n = 64) e laboratórios de prótese dentária (n = 5) de Viseu, que responderam a um questionário para a avaliação do comportamento e atitudes na desinfeção das impressões dentárias. Resultados: O alginato é o material de impressão usado pela totalidade (100%) dos inquiridos e a prostodontia é a área da medicina dentária que mais recorre aos materiais de impressão. Em 60,3% dos casos, os médicos dentistas afirmam efetuar sempre a desinfeção dos materiais de impressão enviados para o laboratório, no entanto, 80,0% dos laboratórios de prótese dentária não recebe qualquer notificação neste âmbito. A desinfeção química é feita maioritariamente com álcoois sob a forma de spray, sendo a eficácia o fator que mais influencia na escolha de um desinfetante. A maioria dos médicos dentistas questionados (65,6%) afirma não informar o laboratório sobre o estado de desinfeção do biomaterial. Oitenta por cento dos laboratórios de prótese dentária admite não confiar na desinfeção efetuada pelos médicos dentistas. Conclusões: Verifica‐se uma necessidade de medidas educacionais adicionais no que concerne às práticas de controlo de infeção específica, bem como uma maior comunicação entre as clínicas e os laboratórios. No âmbito da comunicação e da confiança entre os técnicos de prótese dentária e os médicos dentistas, os resultados obtidos são abaixo do esperado e chegam mesmo a ser contraditórios com a literatura internacional.
Título traduzido da contribuiçãoBehaviors of dentists and dental technicians in Viseu regarding dental impressions disinfection
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)232-237
Número de páginas6
RevistaRevista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
Volume55
Número de emissão4
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 out 2014

Keywords

  • Materiais de impressão dentária
  • Desinfeção
  • Infeção laboratorial
  • Controlo da infeção dentária
  • Infeção cruzada

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Comportamentos na desinfeção das impressões dentárias por médicos dentistas e técnicos de prótese de Viseu“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação