Comunicação na prática pedagógica: na forma e o conteúdo do feedback na interação professor aluno e os efeitos na aprendizagem: uma visão dos professores do ensino superior

Sílvia Nascimento, José Matias Alves

Resultado de pesquisarevisão de pares

13 Transferências (Pure)

O presente artigo apresenta como tema “comunicação na prática pedagógica: a forma e o conteúdo do feedback na interação professor aluno e os efeitos na aprendizagem: uma visão dos professores do ensino superior”. O conceito de feedback pedagógico é compreendido como requisito base para o progresso das aprendizagens dos alunos. Com este estudo pretendeu-se trazer contributos para a compreensão da “gramática” do feedback pedagógico, isto é, averiguar das suas práticas, dinâmicas e efeitos na relação pedagógica e produção de aprendizagens. Atendendo aos objectivos propostos para o estudo, optamos por realizar uma investigação de metodologia qualitativa com enfoque interpretativo pois, pretende-se interpretar e compreender as percepções dos nossos actores, analisar directamente situações de prática e, deste modo atribuir significados a uma realidade de elevada relevância educativa. Como instrumentos de recolha de dados usou-se a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental. A principal técnica de análise de dados qualitativos foi a análise de conteúdo e para os dados quantitativos foi o software Excel. Os resultados preliminares mostram que ainda que os professores admitam que fornecem feedback com frequência, este é apresentado mais como um discurso político do que nas suas práticas docentes; o feedback está tendencialmente mais centrado em apontar os erros dos alunos; existe uma ausência quase que total de feedback nos instrumentos de avaliação.
Páginas55-56
Número de páginas2
Estado da publicaçãoPublicado - jul. 2023
EventoV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto