Resumo
Desde sempre ligado à produção e à difusão de conhecimento e estreitamente comprometido com o progresso das comunidades, o setor do ensino superior sentiu, com a entrada do novo milénio, a aproximação de um conjunto de circunstâncias que veio enfatizar o seu lugar enquanto agente de desenvolvimento social, económico, cultural e ambiental das comunidades. As expectativas face ao papel das instituições de ensino superior, principalmente das universidades públicas, nunca, como agora, foram tão elevadas e as suas circunstâncias de atuação nunca foram tão desafiantes. Numa conjuntura em que se nota a concorrência no ensino, a redução dos apoios do estado, a necessidade de financiamento externo, o apelo ao empreendedorismo académico e a exigência de uma atitude ética e transparente, as competências de comunicação saem valorizadas, cabendo-lhes fomentar o cumprimento da missão das universidades, a qual parece depender da interação constante com os públicos institucionais, que são cada vez mais diversos e mais exigentes. É nesta relação que subscrevemos a nossa investigação, a qual procura desmistificar a relação entre os fenómenos da comunicação e da responsabilidade social nas organizações, a partir de um estudo empírico aplicado a quatro universidades públicas portuguesas: a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto. Utilizando o estudo de caso múltiplo como método de pesquisa, procurámos observar dois fenómenos: 1) a evolução da missão social das universidades públicas portuguesas; 2) e o papel da comunicação organizacional e estratégica no cumprimento dessa missão. Com base neste estudo empírico e nas informações recolhidas na literatura de especialidade traçámos a evolução da missão das universidades, desde a sua fundação até à atualidade, e concluímos que o compromisso social é inerente à sua fundação e, por isso, está ancorado nos seus traços identitários e culturais. Percebemos também que, no momento atual, no qual as exigências sociais são crescentes e desafiantes, a comunicação organizacional e estratégica é um pilar fundacional que ajuda as universidades na concretização do seu papel enquanto instituições de referência no progresso social, económico, cultural e ambiental das comunidades e do país.
Título traduzido da contribuição | Communicating to be socially responsible: the role of communication in the fulfilment of the social mission of public Portuguese universities |
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Idioma original | Portuguese |
Supervisores/Consultores |
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Estado da publicação | Publicado - 22 jun. 2020 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Comunicação organizacional e estratégica
- Missão organizacional
- Responsabilidade social organizacional
- Universidades públicas