Comunidade de aprendizagem profissional: desafio para os docentes do curso de licenciatura em terapia ocupacional

Raquel Simões de Almeida, Diana Mesquita

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Tornar-se docente é um grande desafio para os terapeutas ocupacionais, profissionais da área da saúde, que têm de enfrentar uma nova profissão que se instaura com especificidades sobrepostas à profissão de origem e desenvolver, simultaneamente, a sua identidade e prática profissional no Ensino Superior. Este processo é marcado significativamente pela qualidade interativa da prática pedagógica e da partilha entre os pares. As Comunidades de Aprendizagem Profissional podem ser uma resposta para potenciar a aprendizagem colaborativa entre docentes da área de Terapia Ocupacional. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar as perspetivas dos docentes face à melhoraria no processo de ensino e aprendizagem da Terapia Ocupacional em Portugal a partir da colaboração. Para isso, realizamos um questionário online baseado no Modelo de Análise das Condições para a Inovação Pedagógica (Cabral & Matias Alves, 2018), destinando-se aos docentes das quatro escolas que lecionam a referida licenciatura a nível nacional. Neste trabalho, apresentam-se não só as principais conclusões (importância da análise conjunta de dificuldades, intervisão crítica entre professores e mentoria aos professores mais jovens, partilha de recursos, materiais e estratégias), como também recomendações que possam promover a implementação de uma Comunidade de Aprendizagem Profissional, que face à atual situação pandémica adquirem ainda mais importância ao nível da inovação pedagógica.

Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoLivro de resumos
Subtítulo da publicação do anfitrião7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: CNaPPES.21
Local da publicaçãoAveiro
EditoraUniversity of Aveiro
Páginas142-142
Número de páginas1
Estado da publicaçãoPublicado - 2021
Publicado externamenteSim
Evento7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - Universidade de Aveiro, Aveiro
Duração: 12 jul 202116 jul 2021

Conferência

Conferência7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
País/TerritórioPortugal
CidadeAveiro
Período12/07/2116/07/21

Citação