Comunidades de aprendizagem: efeitos e desafios: uma scoping review

Generosa Pinto Silva Vilela Pinheiro, José Joaquim Matias Alves

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Resumo

O objetivo central desta scoping review, realizada segundo o quadro metodológico de Arksey e O’Malley, é compreender as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas Comunidades Profissionais de Aprendizagem, em meio escolar, nos últimos cinco anos, e encontrar, na literatura revista, lacunas que possam informar futuras investigações. Os resultados indicam que, embora os estudos sobre essas comunidades sejam numerosos e revelem os seus efeitos positivos, eles estão, essencialmente, fundamentados na compreensão teórica e concetual do seu construto, em atividades de curto prazo e em contextos situacionais limitados. Constata-se, assim, uma escassez de investigações que estudem tais comunidades numa perspetiva longitudinal e como propulsoras da construção de organizações aprendentes.
Título traduzido da contribuiçãoLearning communities: effects and challenges: a scoping review
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe10136
Número de páginas20
RevistaCadernos de Pesquisa
Volume53
Número de emissão10136
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 21 nov. 2023

Keywords

  • Comunidade profissional de aprendizagem
  • Cultura organizacional
  • Metodologia de pesquisa
  • Scoping review

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