Evolução conceptual da educação especial: um olhar centrado no quadro normativo em Portugal

Elsa Maria Gabriel Morgado, Levi Leonido Fernandes da Silva, Maria Beatriz Licursi Conceição, Mário Aníbal Cardoso, João Bartolomeu Rodrigues

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Resumo

O presente artigo dá especial enfoque ao quadro normativo português, também ele, em parte, resultante das significativas alterações e recomendações dos vários documentos orientadores (internacionais) sobre a Educação Especial e sobre a Inclusão. Pretende ainda, levar a cabo, uma revisão da literatura sobre a evolução histórica e conceptual da Educação Especial e todos os conceitos e temáticas a ela adstritas. A junção destas duas abordagens contribui claramente, em nosso entender, para uma consolidação e articulação entre o saber histórico e o saber conceptual, a para do quadro legal inerente à prática e intervenção nos diferentes contextos em que a Educação Especial assume particular enfoque e interesse. A presente investigação assume-se como uma investigação qualitativa recorrendo ao método de pesquisa documental tendo como base a estrutura conceptual e metodológica de Gil (2010) e Bardin (1979) a qual pretende dar a conhecer alguns factos que consideramos relevantes para a história da Educação Especial, sensibilizando os leitores para a necessidade incontornável da sua participação social e cívica, em ordem a alicerçar uma voz coletiva que se quer forte e mobilizadora num tema central para a vida de todos. Como resultado da presente investigação percebe-se claramente a necessidade latente em se proceder a uma significativa reformulação e atualização normativa perante os avanços civilizacionais e conceptuais que advêm das necessidades especificas e particularidades adstritas à inclusão e à educação especial em particular.
Título traduzido da contribuiçãoConceptual evolution of special education: a view centered on the legal framework in Portugal
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)416-426
Número de páginas11
RevistaCadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade
Volume11
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

Keywords

  • Educação especial
  • Quadro legal
  • Necessidades educativas especiais
  • Inclusão escolar

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