Resumo
Num contexto de formação contínua e desenvolvimento profissional, a utilização de processos e estratégias de construção colaborativa do conhecimento podem contribuir para o aumento das experiências individuais e grupais de aprendizagem. Esta constatação é também aplicável quando nos encontramos perante um contexto formativo que utiliza ferramentas da Web 2.0. Com este artigo pretende-se mostrar como os participantes de conferências online organizam e manifestam as suas aprendizagens num espaço específico do ambiente virtual, como é o chat. Privilegiando a investigação interpretativa, assente num estudo de caso, procedeu-se à análise do conteúdo das sessões do chat, a funcionar de modo síncrono durante as apresentações de cada conferencista ou dinamizador de workshop da Conferência Online de Informática Educacional (COIED). Assim, identificaram-se as unidades de sentido/significação que, depois de tratadas e interpretadas, possibilitaram a criação de um quadro categorial de análise de um chat de uma conferência online. Os indicadores relacionados com a aprendizagem implícita ou explícita (dimensão cognitiva) e com as atitudes e comportamentos dos docentes nas suas práticas efetivas (dimensão da profissionalidade) apontam para que se possa considerar o chat como umaestratégia relevante na construção de aprendizagens significativas e colaborativas.
Idioma original | Portuguese |
---|---|
Título da publicação do anfitrião | Atas Challenges 2017 |
Subtítulo da publicação do anfitrião | Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds |
Editores | Maria João Gomes, António José Osório, António Luís Valente |
Local da publicação | Braga |
Editora | Universidade do Minho |
Páginas | 207-225 |
Número de páginas | 19 |
ISBN (eletrónico) | 9789899737457 |
Estado da publicação | Publicado - mai. 2017 |
Evento | Challenges 2017: Learning in the clouds | Aprender nas nuvens - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga Duração: 8 mai. 2017 → 10 mai. 2017 |
Conferência
Conferência | Challenges 2017: Learning in the clouds | Aprender nas nuvens |
---|---|
País/Território | Portugal |
Cidade | Braga |
Período | 8/05/17 → 10/05/17 |
Keywords
- Conferência online
- Webconference
- Chat
- Contexto de aprendizagem
- Aprendizagem colaborativa