Conhecimento, didáctica e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco

Título traduzido da contribuição: Conhecimento, didáctica e compromisso: O triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco

Maria do Céu Roldão*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Citações (Scopus)
10 Transferências (Pure)

Resumo

Discutem-se, neste texto, a reconfiguração do saber profissional docente e a sua ancoragem numa formação de professores orientada para uma identidade profissional sólida, construída num continuum de desenvolvimento profissional. Esta visão requer uma outra relação com a produção de conhecimento específico que permita contrariar o movimento de desprofissionalização e funcionarização que os professores atravessam, com implicações no grau de compromisso da docência com os resultados da escola enquanto locus socialmente mandatado para a garantia das aprendizagens essenciais dos cidadãos, hoje fundamental à sustentação da própria economia e coesão dessas sociedades.
Título traduzido da contribuiçãoConhecimento, didáctica e compromisso: O triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1134-1149
Número de páginas16
RevistaCadernos de Pesquisa
Volume47
Número de emissão166
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 out. 2017

Keywords

  • Conhecimento
  • Formação profissional
  • Didática
  • Deontologia

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Conhecimento, didáctica e compromisso: O triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação