Conselhos de escolas do ensino secundário em Moçambique: entre as orientações estratégicas, as ficções partilhadas e a legitimação da ação: um estudo de caso

Nelson César Estevão Patia*, José Matias Alves*

*Autor correspondente para este trabalho

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Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo sobre os Conselhos de Escolas do Ensino Secundário em Moçambique tendo em conta as orientações estratégicas, as ficções partilhadas e a legitimação da ação. Realizou-se um estudo de caso por meio do paradigma fenomenológico-interpretativo assente na abordagem qualitativa de natureza descritiva, com participação de membros do CE e membros da comunidade escolar não pertencentes ao CE – professores; alunos, pais e/ou encarregados de educação, selecionados intencional e por conveniência em função dos diferentes estratos socioprofissionais da escola, cuja recolha de dados empíricos foi feita com recurso às técnicas de entrevista semiestruturada, consulta documental, observação e a análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo. Colhidos os dados, concluiu-se que o CE se orienta à margem das orientações e lógicas de um órgão de direção estratégica escolar, pois, carateriza-se por seguir orientações e realizar ações orientadas à excessiva burocracia, hipocrisia e ambiguidade nos processos, funcionando, assim, num sistema debilmente articulado como uma ficção necessária para a legitimação de um sistema tendencialmente centralizado.
Título traduzido da contribuiçãoSecondary school councils in Mozambique: between strategic orientations, shared fictions and the legitimization of action: a case study
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe1453573
Páginas (de-até)1-17
Número de páginas17
Revistae-Acadêmica
Volume5
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - nov. 2024

Keywords

  • Conselho de escola
  • Direção estratégica
  • Participação
  • Democratização
  • Ambiguidade
  • Ensino

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