Conservação de medalhas contemporâneas: soluções de acondicionamento

Ana Sofia Neves*, Ana Bailão, Frederico Henriques, Andreia Ferreira

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

12 Transferências (Pure)

O presente artigo tem dois objetivos: o primeiro é dar a conhecer o acervo de medalhas da extinta Secção de Investigação e de Estudos Volte Face ? Medalha Contemporânea, da Unidade de Investigação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, o CIEBA, constituído por medalhas de diversos tamanhos, formatos e materiais (orgânicos, inorgânicos e sintéticos), cujas características influenciam o modo como se degradam e como se acondicionam; o segundo objetivo é apresentar as propostas de embalagem para o acondicionamento das medalhas, para as quais se recorreu à modelação 3D, desenho vetorial e impressão 3D. No primeiro caso apresenta-se a inventariação dos objetos, a sua documentação, a identificação dos materiais constituintes e dos fatores de degradação. Para o segundo caso definiram-se critérios para a seleção do formato das embalagens, e para a escolha dos materiais de construção. Selecionou-se o polipropileno alveolar para a caixa e o polietileno de baixa densidade para o material de enchimento.
Título traduzido da contribuiçãoConservation of contemporary medals: packaging solutions
Páginas (de-até)88-100
Número de páginas13
RevistaConservar Património
Número de emissão34
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2020
EventoII Colóquio Investigações em Conservação do Património - Museu da Farmácia, Lisboa
Duração: 27 set. 201829 set. 2018

• Medalha contemporânea
  • Impressão 3D
  • Acondicionamento
  • Fotogrametria
  • Modelação 3D
  • Embalagens

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Conservação de medalhas contemporâneas: soluções de acondicionamento“. Em conjunto formam uma impressão digital única.