Resumo
Este trabalho analisa os estilos educativos parentais percebidos pelos jovens e os seus níveis de exploração vocacional, atendendo aos referenciais conceptuais da teoria da construção da carreira e à investigação prévia sobre a relação entre a influência parental e o desenvolvimento vocacional. Participam 296 estudantes portugueses, 109 (36,82%) do sexo feminino e 187 (63,18%) do sexo masculino, com uma idade média de 17,03 anos (DP = 1,45; Min = 14; Max = 23), que preencheram a Escala de Exploração Vocacional e o Questionário de Estilos Educativos Parentais. Verificaram-se diferenças na percepção do estilo educativo parental e na exploração vocacional em função de variáveis sociodemográficas, e uma associação positiva significativa entre a exigência e as crenças e os comportamentos de exploração vocacional. Discutem-se implicações acerca da participação parental na construção de carreira.
Título traduzido da contribuição | Career construction: the role of children's perception about parental educational styles in vocational exploration |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 194-203 |
Número de páginas | 10 |
Revista | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Volume | 28 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2015 |
Keywords
- Construção da carreira
- Exploração vocacional
- Estilos educativos parentais
- Jovens