Resumo
O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se pensa estar a construir.
Título traduzido da contribuição | The construction of teachers' professionalism in initial teachers' education in Mozambique: the views of teacher educators |
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Idioma original | Portuguese |
Número do artigo | e240036 |
Número de páginas | 25 |
Revista | Revista Brasileira de Educação |
Volume | 24 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2019 |
Keywords
- Ensino
- Profissionalidade docente
- Competência profissional
- Formação inicial de professores