Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores

Hilária Joaquim Matavele, Maria do Céu Roldão, Nilza Costa

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Resumo

O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se pensa estar a construir.
Título traduzido da contribuiçãoThe construction of teachers' professionalism in initial teachers' education in Mozambique: the views of teacher educators
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe240036
Número de páginas25
RevistaRevista Brasileira de Educação
Volume24
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2019

Keywords

  • Ensino
  • Profissionalidade docente
  • Competência profissional
  • Formação inicial de professores

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