Antonio Chenoll*, Mónica Junguito, Grauben Pereira

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

11 Transferências (Pure)

A avaliação da expressão escrita é um dos componentes mais comuns para as habilidades dos alunos de uma língua estrangeira. Da mesma forma, é um dos recursos mais úteis e simples para uma análise detalhada através do estudo do corpus. Todavia, devido à emergência sanitária, muitos professores foram obrigados a realizar este tipo de prova online, sabendo que, mesmo com um certo controlo, os estudantes poderiam fazer uso de ferramentas digitais (expressamente proibidas) para melhorar a sua produção. Neste trabalho, analisamos qualitativa e quantitativamente as produções dos alunos sob a ótica formal do texto, bem como sob a ótica do estresse que esse tipo de teste pode causar ao longo do tempo. Ou seja, é feita uma análise dos resultados desde diferentes perspetivas, comparando a produção controlada no formato tradicional (presencial) com a produção online para inferir em que medida os estudantes utilizaram ferramentas disponíveis digitalmente. Dos resultados obtidos depreende-se que o nível de estresse foi reduzido significativamente ao longo do semestre e que os alunos usaram esporadicamente as ferramentas de tradução, mas não as ferramentas de revisão de textos.
Título traduzido da contribuiçãoContrastive analysis of written production tests in a face-toface learning context and in an online context: stress level, test reliability and error analysis
Idioma originalSpanish
Páginas (de-até)73-89
Número de páginas17
RevistaIndagatio Didactica
Volume13
Número de emissão5
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 20 dez 2021

• Contraste
  • Produção escrita
  • Línguas estrangeiras
  • Análise de corpus
  • E / LE

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Análisis contrastivo de pruebas de producción escrita en contexto presencial y en contexto online: nivel de estrés, fiabilidad de la prueba y análisis de errores“. Em conjunto formam uma impressão digital única.