Contributos de atores socioeducativos para a contextualização do currículo do ensino primário em Timor-Leste

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Esta apresentação relata alguns contributos de atores socioeducativos, em particular organizações da sociedade civil, para a contextualização do currículo contemporâneo do ensino primário em Timor-Leste.Através de uma retro perspetiva histórica destaca-se o afastamento do currículo das realidades do território durante o período colonial português e durante o período de ocupação indonésia que ocorreram até ao final do século XX. Do mesmo modo, evidenciam-se os desafios existentes na área da educação após a independência de Timor-Leste, bem como a preocupação, já demonstrada em 1975, em se “timorizar” o currículo no território.Ao se exporem os contributos dos atores socioeducativos esclarecem-se os seus interesses e as suas motivações. Aqui, reforça-se a participação motivada como condiçãoessencial para uma participação significativa e qualificada.Os contributos dos atores socioeducativos são expostos patenteando o discurso dos atores, recolhidos na investigação Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial – A construção do currículo do ensino primário em Timor-Leste, realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa.É apresentada uma breve análise ao discurso dos atores onde se consideram intencionalidades de contextualização do currículo, bem como de recuperação e de conservação do conhecimento endógeno. Ao analisarmos esses contributos verificamosque estão revestidos de um processo de aproximação do currículo ao território e, como tal,próximos de um processo decolonial assente na afirmação dos atores do território como protagonistas na edificação dos seus saberes.
Título traduzido da contribuiçãoContributions of socio-educational actors to the contextualization of the primary education curriculum in Timor-Leste
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoDecolonialidade na educação de Timor-Leste
Subtítulo da publicação do anfitriãodilemas e perspectivas
EditoresSuzani Cassiani, Vicente Paulino, Patrícia Giraldi
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina
Páginas99-116
Número de páginas18
ISBN (impresso)9789898915283
Estado da publicaçãoPublicado - 2021

Keywords

  • Participação
  • Sociedade civil
  • Currículo escolar
  • Timor-Leste

Citação