Coping of the nursing team in the death-dying process in a neonatal unit

Título traduzido da contribuição: Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal

Cindy Macedo da Silveira, Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, Bruna Canever, Roberta Costa, Neide da Silva Knihs, Silvia Caldeira

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Objetivo: Compreender o coping dos profissionais de enfermagem no processo morte- morrer em neonatologia. Método: Estudo qualitativo na abordagem exploratória descritiva, participaram dez profissionais da enfermagem. Histórias rememoradas dos profissionais no cuidado do processo da morte e do morrer em neonatologia foi o meio para a coleta de dados. Organização, tratamento e análise dos dados fundamentado na análise de conteúdo de Bardin e no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: Emergiram duas categorias da interface da análise e os fundamentos da Teoria Motivacional de Coping de Skinner, Equipe de enfermagem e a teoria motivacional de coping na morte em neonatologia; Ação regulatória de ameaça e o enfrentamento da morte em neonatologia. As estratégias de coping da equipe de enfermagem estudada mostram que os padrões cognitivos e respostas comportamentais referem-se à própria maneira de lidar com o cotidiano do sofrimento vivenciado em família, onde os profissionais buscam informação para ultrapassar a ameaça, num enfrentamento de desamparo e de fuga do acolhimento. Conclusão: Os processos autorreferenciais experienciados em situações estressantes por profissionais da enfermagem favorecem à empatia, o vínculo e a comunicação com a família de neonatos à morte. Os indicativos de fragilidade na formação mantêm-se predisponentes para as dificuldades no enfrentamento da morte-morrer.
Título traduzido da contribuiçãoCoping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
Idioma originalEnglish
Número do artigoeAPE02261
Número de páginas8
RevistaACTA Paulista de Enfermagem
Volume35
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 22 fev 2022
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Atitude frente a morte
  • Equipe de enfermagem
  • Morte
  • Recém-nascido
  • Unidades de cuidado intensivo neonatal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação