Covid-19: repercussions on the mental health of higher education students

Título traduzido da contribuição: Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior

Eliany Nazaré Oliveira, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Paulo César Almeida, Paulo Jorge de Almeida Pereira, Maria de Socorro Carneiro Linhares, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Joyce Mazza Nunes Aragão

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Este artigo analisou os impactos da COVID-19 e o isolamento social na saúde mental de estudantes do ensino superior do Ceará, Brasil. A amostra foi composta por 3691 estudantes do ensino superior que, de forma on-line no período de junho a setembro de 2020, responderam dois instrumentos: questionário do perfil sociodemográfico e situacional em relação à pandemia e isolamento social e o Mental Health Inventory. Os resultados mostraram que 21,2% tiveram suas atividades canceladas, sem previsão para o retorno. A maioria, 77.2% relatou preocupação com a morte de alguém próximo devido à infecção pelo Covid-19. O estado global de saúde mental mensurado pelo inventário com média de 48.8. Este resultado sugere que os estudantes tiveram sua saúde mental afetada pelas condições impostas pela pandemia. Conclui-se que às instituições de ensino devem promover estratégias para a proteção da saúde mental da comunidade estudantil.
Título traduzido da contribuiçãoCovid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior
Páginas (de-até)206-220
Número de páginas15
RevistaSaúde em Debate
Volume46
Número de emissãoEspecial 1
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 6 jul 2022

• Ensino superior
  • Pandemia
  • Alienação social
  • Saúde mental
  • Covid-19

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior“. Em conjunto formam uma impressão digital única.