Resultado de pesquisarevisão de pares

10 Transferências (Pure)

No presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.
Título traduzido da contribuiçãoThe creativity of university students: self-perception and evaluation in torrance test
Páginas (de-até)92-99
Número de páginas8
RevistaCadernos Educação Tecnologia e Sociedade
Volume15
Número de emissãose1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2022

• Criatividade
  • Ensino superior
  • Avaliação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance“. Em conjunto formam uma impressão digital única.