Criminalidade feminina e construção do género: emergência e consolidação das perspectivas feministas na criminologia

Raquel Matos*, Carla Machado

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

7 Citações (Scopus)
7 Transferências (Pure)

Resumo

Neste artigo, são analisadas as perspectivas feministas na criminologia, em particular, os discursos sobre criminalidade feminina e construção do género. Parte-se de uma visão ampla sobre feminismos e construção de conhecimento e apresenta-se uma revisão histórica da emergência e da consolidação das perspectivas feministas na criminologia. Discute-se em particular o argumento feminista de que a construção social do género pauta os percursos de vida das mulheres que transgridem, e se reflecte na resposta formal e informal a essas transgressões. São analisadas as principais críticas tecidas pelas autoras feministas ao que designam de ‘discursos tradicionais’ sobre mulher e crime e as propostas que apresentam de reconstrução desses discursos.
Título traduzido da contribuiçãoCrime and female gender construction: emergence and consolidation of feminist perspectives in criminology
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)33-47
Número de páginas15
RevistaAnálise Psicológica
Volume30
Número de emissão1-2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2012

Keywords

  • Criminalidade feminina
  • Género
  • Perspectivas feministas

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Criminalidade feminina e construção do género: emergência e consolidação das perspectivas feministas na criminologia“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação