Pedagogia crítica e direitos humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em Direitos Humanos1

Maria Elizete Guimarães Carvalho*, Carlos Alberto Vilar Estêvão

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)

Resumo

Este artigo reflete sobre a necessidade de encontrar uma teoria pedagógica que ofereça sustentação à ação educativa em Direitos Humanos, apresentando uma proposta pedagógico-crítica alicerçada nos pressupostos da teoria e da pedagogia críticas, privilegiando a pedagogia freireana, numa perspectiva atualizada para os Direitos Humanos. Nesse sentido, o trabalho tem o propósito de discutir um fundamento teórico-crítico para a Educação em Direitos Humanos, buscando novas formas de investigação e de análise para sua compreensão, apropriando-se de conceitos críticos como conscientização, autonomia, diálogo e emancipação. Finalmente, considera que uma prática pedagógica crítica em Direitos Humanos contribui para a leitura do mundo do excluído, para sua inclusão na sociedade e para a compreensão de que é possível desconstruir relações e práticas sociais injustas.
Título traduzido da contribuiçãoCritical pedagogy and human rights: fundamentals for a critical-pedagogical proposal in human rights
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)405-432
Número de páginas28
RevistaEnsaio
Volume21
Número de emissão80
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 2013
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Teoria crítica
  • Pedagogia freireana
  • Proposta pedagógica em direitos humanos
  • Fundamentos críticos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Pedagogia crítica e direitos humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em Direitos Humanos1“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação