Resumo
Este artigo reflete sobre a necessidade de encontrar uma teoria pedagógica que ofereça sustentação à ação educativa em Direitos Humanos, apresentando uma proposta pedagógico-crítica alicerçada nos pressupostos da teoria e da pedagogia críticas, privilegiando a pedagogia freireana, numa perspectiva atualizada para os Direitos Humanos. Nesse sentido, o trabalho tem o propósito de discutir um fundamento teórico-crítico para a Educação em Direitos Humanos, buscando novas formas de investigação e de análise para sua compreensão, apropriando-se de conceitos críticos como conscientização, autonomia, diálogo e emancipação. Finalmente, considera que uma prática pedagógica crítica em Direitos Humanos contribui para a leitura do mundo do excluído, para sua inclusão na sociedade e para a compreensão de que é possível desconstruir relações e práticas sociais injustas.
Título traduzido da contribuição | Critical pedagogy and human rights: fundamentals for a critical-pedagogical proposal in human rights |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 405-432 |
Número de páginas | 28 |
Revista | Ensaio |
Volume | 21 |
Número de emissão | 80 |
DOIs | |
Estado da publicação | Published - 2013 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Teoria crítica
- Pedagogia freireana
- Proposta pedagógica em direitos humanos
- Fundamentos críticos