Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação

Renata Machado*, Isabel Baptista

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

35 Transferências (Pure)

Resumo

Este texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética.
Título traduzido da contribuiçãoEthical and deontological culture of social educators: challenges of training
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)77-88
Número de páginas12
RevistaRevista Lusófona de Educação
Volume60
Número de emissão60
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 7 nov. 2023

Keywords

  • Pedagogia social
  • Educação social
  • Formação ética
  • Cultura ético-deontológica

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação