Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovens

Cristina Simões, Célia Ribeiro, Inês Cabral, Paulo Almeida Pereira

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

A presente investigação apresenta os resultados de um estudo piloto que tem como objetivos efetuar a adaptação cultural da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens (EPR-CJ), bem como examinar a sua validade e fiabilidade. Esta escala possibilita avaliar a Qualidade de Vida (QV) das crianças e jovens com Dificuldade Intelectual (DI). Das diferentes amostras englobadas nesta investigação, salienta-se que a amostra final incluiu 54 crianças e jovens com DI e 54 profissionais de educação. O estudo iniciou com a aplicação das diretrizes internacionais relativas à adaptação cultural. Os resultados do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) dos itens, do acordo universal do IVC do instrumento, da média do IVC da escala e dos valores do Kappa de Cohen suportaram a validade de conteúdo, tendo as correlações de Pearson reforçado a validade de constructo da EPR-CJ. Os valores do teste-reteste, da consistência interna e do acordo entre observadores sustentaram a fiabilidade do instrumento. Os diferentes coeficientes psicométricos ilustraram que esta escala pode ser bastante útil para a avaliação da QV das crianças e jovens com DI, sendo a EPR-CJ crucial para desenhar os programas de intervenção destes alunos em contextos inclusivos de aprendizagem.
Título traduzido da contribuiçãoCultural adaptation, validity and reliability of scale of children and youth personal results
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)155-180
Número de páginas26
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão27
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 11 set 2019

Keywords

  • Dificuldade intelectual
  • Qualidade de vida
  • Validade
  • Fiabilidade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovens“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação