Culturas escolares, lideranças, processo de ensino aprendizagem e resultados: apresentação de dados de um estudo duplo comparativo

Resultado de pesquisa

18 Transferências (Pure)

Resumo

O presente estudo caracteriza o papel das lideranças, da cultura escolar e processo ensinoaprendizagem de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças são exercidas, na sua cultura escolar e na forma como planeiam e concretizam o processo ensinoaprendizagem. A escola que apresenta melhores resultados académicos destaca-se pelo seu estilo organizativo, pelas lideranças mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar. Em alguns aspetos, houve contradições entre o que é afirmado pelos professores e o que foi observado na sala de aula e/ou é percecionado pelos alunos, evidenciando que a escola é um mosaico de visões, perceções e realidades.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoLlibre d’actes de la I Conferència Internacional de Recerca en Educació
EditoresCarles Lindín, Marta B. Esteban, Juliana C. F. Bergmann, Núria Castells, Pablo Rivera-Vargas
EditoraUniversitat de Barcelona
Páginas851-858
ISBN (impresso)9788417934767
Estado da publicaçãoPublicado - 2020
EventoI Conferència Internacional de Recerca en Educació - Universitat de Barcelona, Barcelona
Duração: 4 nov. 20195 nov. 2019

Conferência

ConferênciaI Conferència Internacional de Recerca en Educació
Título abreviadoEducació 2019
País/TerritórioSpain
CidadeBarcelona
Período4/11/195/11/19

Keywords

  • Lideranças
  • Cultura de escola
  • (In)sucesso escolar
  • Processo ensino-aprendizagem
  • Sala de aula

Citação