Resumo
O ministério da educação de Moçambique lançou, em 2003, a terceira reforma curricular do ensino básico, tendo como objectivos a ligação escola-comunidade e a introdução dum currículo local nas escolas. A introdução do currículo local pretendia permitir que a comunidade pudesse participar na formação dos educandos através da identificação e integração dos saberes locais. Neste sentido, procurou-se compreender de que forma a comunidade é envolvida na identificação e integração dos saberes locais e que estratégias as escolas têm usado para que a comunidade participe de forma ativa neste processo. Para tal, optou-se por um estudo qualitativo na modalidade de estudo de caso múltiplo. Em termos conceptuais definimos como conceitos chave a organização escolar, a participação e o desenvolvimento curricular.
Idioma original | Portuguese |
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Título da publicação do anfitrião | Atas do I Seminário Internacional |
Subtítulo da publicação do anfitrião | Educação, Território e Desenvolvimento Humano |
Local da publicação | Porto |
Editora | Universidade Católica Portuguesa |
Páginas | 1022-1034 |
Número de páginas | 13 |
Volume | 2 |
ISBN (eletrónico) | 9789899948600 |
Estado da publicação | Publicado - 2015 |
Evento | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto Duração: 23 jun. 2015 → 24 jun. 2015 |
Conferência
Conferência | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano |
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País/Território | Portugal |
Cidade | Porto |
Período | 23/06/15 → 24/06/15 |
Keywords
- Currículo local
- Participação
- Reforma educativa
- Desenvolvimento curricular