Resumo
No ano letivo de 2009-2010, a Universidade de Aveiro e o Ministério da Educação de Portugal estabeleceram um convénio para que uma equipe de investigadores coordenada pela Universidade supervisionasse, acompanhasse e investigasse o primeiro ano de implementação do ano probatório, dispositivo requerido para aceder à carreira docente em Portugal - o Programa de Supervisão, Apoio e Acompanhamento do Período Probatório de Professores (PSAAPPP). Da investigação produzida sobre os processos formativos, os resultados obtidos e as percepções dos intervenientes se dá conta no dossiê temático que integra este número da revista. Neste artigo situa-se a globalidade e contexto do Programa, a lógica que articula os diferentes artigos e o seu enquadramento no campo teórico da indução, da supervisão e do desenvolvimento profissional dos docentes
Título traduzido da contribuição | From the bureaucratic incoherence to the efficiency of a mechanism of supervision/formation |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 435-458 |
Número de páginas | 24 |
Revista | Ensaio |
Volume | 20 |
Número de emissão | 76 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - jul. 2012 |
Keywords
- Período probatório
- Indução
- Desenvolvimento professional
- Supervisão