Resumo
O estudo apresentado tem como objetivo investigar, numa amostra de agrupamentos de escolas portuguesas, se existe impacto da liderança escolar, particularmente do diretor, nos resultados escolares dos alunos. O estudo adota uma metodologia mista, combinando a análise dos resultados dos exames nacionais no 6.º, 9.º e 12.º ano, da avaliação interna, de questionários, aplicados a diretores, alunos e professores, entrevistas semiestruturadas (aos diretores dos agrupamentos) e grupos de discussão focalizada (a alunos, professores e coordenadores de departamentos). Os dados apresentados foram analisados com recurso ao software NVivo 10 e SPSS 22. Na análise dos resultados concluímos que existe uma influência indireta entre as práticas de liderança do diretor e a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Esta é feita através de processos de melhoria de escola e de uma distribuição de liderança pelos professores. As dinâmicas de melhoria de escola implicam a promoção de condições para os professores poderem desenvolver o seu trabalho e de melhorarem o processo de ensino, com impacto positivo direto nas aprendizagens, elevando o nível de envolvimento dos alunos na escola. É também realizada através da influência das práticas de liderança do diretor sobre o trabalho dos professores, em algumas situações diretamente mas na sua grande maioria através dos coordenadores de departamento. É também possível concluir que os resultados escolares influenciam a organização escolar e as ações do diretor, principalmente ao nível da distribuição de serviço docente e da elaboração de horários.
Idioma original | Portuguese |
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Qualificação | Doctor of Philosophy |
Instituição de premiação |
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Supervisores/Consultores |
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Data do prémio | 9 abr. 2016 |
Estado da publicação | Publicado - 26 abr. 2016 |
Keywords
- Liderança
- Melhoria de escola
- Resultados escolares