Da liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos

Raul Manuel Tavares de Pina, Ilídia Cabral, José Matias Alves

Resultado de pesquisa

5 Transferências (Pure)

O estudo apresentado, realizado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação da Universidade católica Portuguesa – Porto, na Faculdade de Educação e Psicologia, tem como objetivo investigar, numa amostra de agrupamentos de escolas portuguesas, se existe impacto da liderança escolar, particularmente do diretor, nos resultados escolares dos alunos. O estudo adota uma metodologia mista, combinando a análise dos resultados dos exames nacionais no 9.º, 11.º e 12.º ano, da avaliação interna, de questionários, aplicados a alunos e professores (adaptados do projeto LOLSO, Leithwood, Mulford & Silins, 2004), entrevistas semiestruturadas (aos diretores dos agrupamentos) e focus group (a alunos, professores e coordenadores de departamentos). Os dados apresentados foram analisados com recurso aos softwares NVivo9 e SPSS. Na análise das entrevistas é possível verificar algumas contradições entre o que os diretores afirmam que fazem e as perceções dos alunos, professores e coordenadores de departamento, em categoria como construir uma visão comum através do Projeto Educativo e comunicar essa visão, expetativas de desempenho em relação aos estudantes e aos professores e fornecer apoio individual. Pela análise dos dados, diretores, alunos, coordenadores de departamento e professores afirmam que os resultados escolares dos alunos promovem alterações na organização escolar e nas ações do diretor.
Título da publicação do anfitriãoAtas do I Seminário Internacional
Subtítulo da publicação do anfitriãoEducação, Território e Desenvolvimento Humano
Local da publicaçãoPorto
EditoraUniversidade Católica Portuguesa