Da tentativa à história: as origens da Inquisição em Portugal na visão de Alexandre Herculano

Susana Bastos Mateus*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

35 Transferências (Pure)

Resumo

A História do Estabelecimento da Inquisição em Portugal de Alexandre Herculano constitui-se como uma obra pioneira e fundamental para a historiografia do Santo Ofício português. Dedicada ao período imediatamente anterior ao estabelecimento do tribunal e aos primeiros anos do seu funcionamento, nos seus três volumes o escritor projeta as polémicas virulentas em que estava envolvido, sobretudo com alguns setores do catolicismo português, na sua leitura do século XVI e, muito em particular, no reinado de D. João III, considerado o grande obreiro da introdução da Inquisição no reino. A controvérsia em torno da obra surgiu logo no seu tempo e mesmo o autor, ao longo dos anos que tardou a publicação completa dos três volumes e na passagem da primeira para a segunda edição, afinou algumas partes do texto e mudou o título de Tentativa para História, mostrando uma intencionalidade claramente assertiva nesta segunda versão. Sendo, sem dúvida, uma obra do seu tempo, o sustentáculo documental em que ancorava, fruto do labor de muitos anos de Herculano como diretor de importantes bibliotecas e arquivos portugueses faz com que a obra tenha tido muitos leitores ao longo do tempo e, ainda hoje, seja presença incontornável nas bibliografias da historiografia sobre a Inquisição portuguesa.
Título traduzido da contribuiçãoFrom attempt to history: the origins of the Inquisition in Portugal through the vision of Alexandre Herculano
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)51-73
Número de páginas23
RevistaLusitania Sacra
Número de emissão42
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jul. 2020

Keywords

  • Historiografia liberal
  • Alexandre Herculano
  • Inquisição portuguesa

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Da tentativa à história: as origens da Inquisição em Portugal na visão de Alexandre Herculano“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação