De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto

Alberto Filipe Araujo, Joaquim Machado Araújo

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Resumo

A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnante do imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente
Título traduzido da contribuiçãoFrom a symbolic figure to the emblem of education: crossing glances over the labyrinth
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)30–50
Número de páginas21
RevistaTéssera
Volume2
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 17 dez. 2019

Keywords

  • Labirinto
  • Educação iniciática
  • Aprendizagem
  • Interioridade

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