Resumo
A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnante do imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente
Título traduzido da contribuição | From a symbolic figure to the emblem of education: crossing glances over the labyrinth |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 30–50 |
Número de páginas | 21 |
Revista | Téssera |
Volume | 2 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 17 dez. 2019 |
Keywords
- Labirinto
- Educação iniciática
- Aprendizagem
- Interioridade