(Des)conexões entre a autoavaliação de escola, as lideranças e os professores: um estudo cruzado de perceções

Resultado de pesquisarevisão de pares

67 Transferências (Pure)

Resumo

Lideranças comprometidas com uma hermenêutica de melhoria e inovação fazem uso do conhecimento produzido pela autoavaliação sobre a escola para assegurar responsividade organizacional e profissional à diversidade de alunos. Este artigo reporta a um estudo quantitativo e comparativo de perceções, implicando lideranças, professores e elementos da equipa de autoavaliação de 23 unidades orgânicas portuguesas. Foram avaliadas as perceções em relação à valorização concedida à autoavaliação de escola, a práticas de autoavaliação e ao uso feito do conhecimento de escola produzido pela autoavaliação. Recorrendo a estatística inferencial não paramétrica constatou-se que: os diretores são a classe que mais valoriza a autoavaliação, embora, não divirjam significativamente da perceção das lideranças intermédias; os professores valorizam em menor grau a ação da autoavaliação; existem diferenças de perceção significativas em relação à frequência de divulgação de resultados escolares; as práticas de avaliação relativas a experiências pedagógicas são débeis; existem divergências de perceção, entre atores educativos, em relação à mobilização da análise dos resultados da autoavaliação e ao uso do conhecimento produzido pela autoavaliação na identificação de fatores afetos ao sucesso escolar e a áreas de melhoria. Este estudo permitiu compreender que as perceções dos professores e das lideranças sobre a autoavaliação são desconexas, pelo que a ação educativa precisa de se tornar mais interdependente, e a ação das lideranças de ser ativada pela autoavaliação, para ser mais inclusiva e justa.
Título traduzido da contribuição (Dis)connections between school self-evaluation, leadership, and teachers: a cross study of perceptions
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1-23
Número de páginas23
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão27
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 20 fev. 2024

Keywords

  • Liderança
  • Autoavaliação de escola
  • Inovação
  • Accountability

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “(Des)conexões entre a autoavaliação de escola, as lideranças e os professores: um estudo cruzado de perceções“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação