Resumo
Este artigo baseia-se em um projeto de estudos mais amplo e procura discutir os desafios que se colocam à docência universitária, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento do currículo no ensino superior. O primeiro desafio aponta para a relação entre a planificação do professor e a sua ação pedagógica, o processo de seleção dos conteúdos e as estratégias de ensino. O segundo desafio reforça a importância da criação de espaços interdisciplinares com vista ao desenvolvimento de competências dos alunos. E o terceiro desafio coloca a ênfase na avaliação, enquanto um dos principais elementos potenciadores da inovação curricular. Não são muitos os estudos que discutem de forma aprofundada, os pressupostos curriculares e pedagógicos inerentes à docência universitária. Assim, estes desafios constituem um contributo relevante para esta questão, nomeadamente ao nível das suas implicações para o trabalho e desenvolvimento profissional dos professores.
Título traduzido da contribuição | Curriculum development in higher education: challenges for university teaching |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 42-61 |
Número de páginas | 20 |
Revista | Revista Iberoamericana de Educacion Superior |
Volume | 9 |
Número de emissão | 25 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - jun. 2018 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Docência universitária
- Desenvolvimento do currículo
- Ensino superior
- Portugal