Desenvolvimento do currículo no ensino superior: desafios para a docência universitária

Diana Mesquita, Maria-Assunção Flores, Rui M. Lima

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Citações (Scopus)

Resumo

Este artigo baseia-se em um projeto de estudos mais amplo e procura discutir os desafios que se colocam à docência universitária, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento do currículo no ensino superior. O primeiro desafio aponta para a relação entre a planificação do professor e a sua ação pedagógica, o processo de seleção dos conteúdos e as estratégias de ensino. O segundo desafio reforça a importância da criação de espaços interdisciplinares com vista ao desenvolvimento de competências dos alunos. E o terceiro desafio coloca a ênfase na avaliação, enquanto um dos principais elementos potenciadores da inovação curricular. Não são muitos os estudos que discutem de forma aprofundada, os pressupostos curriculares e pedagógicos inerentes à docência universitária. Assim, estes desafios constituem um contributo relevante para esta questão, nomeadamente ao nível das suas implicações para o trabalho e desenvolvimento profissional dos professores.
Título traduzido da contribuiçãoCurriculum development in higher education: challenges for university teaching
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)42-61
Número de páginas20
RevistaRevista Iberoamericana de Educacion Superior
Volume9
Número de emissão25
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jun. 2018
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Docência universitária
  • Desenvolvimento do currículo
  • Ensino superior
  • Portugal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Desenvolvimento do currículo no ensino superior: desafios para a docência universitária“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação