Desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação da integração do LCMS no processo formativo no Ensino Superior

Sérgio André Ferreira, António Andrade

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)

Resumo

— Considerando a importância da gestão dos Learning Content Management System (LCMS) na estratégia pedagógica de modernização ensino superior, torna-se fundamental desenvolver instrumentos fiáveis e adaptados ao contexto, que permitam aferir as perceções dos estudantes sobre a problemática. Adicionalmente, importa que esta informação se articule com outras fontes, em concreto com os relatórios do LCMS, de modo a favorecer uma gestão mais coerente. O propósito deste estudo é desenvolver e validar a escala “Integração do LCMS nas atividades letivas do ensino superior”. A aproximação metodológica à temática desenvolveu-se ao longo de três etapas: 1- Identificação e desenvolvimento das dimensões e redação dos itens individuais; 2- Validação do conteúdo do instrumento por um painel de especialistas e estudantes de mestrado com profunda experiência no uso do LCMS; 3- Administração da escala e análise psicométrica. As dimensões da versão final da escala estão relacionadas muito proximamente com a informação que se pode extrair dos relatórios do LCMS. O objetivo é fazer uma análise, cruzando a informação das duas fontes, fator que potencialmente aumenta a eficácia na gestão. A amostra de conveniência foi formada por 54 estudantes que frequentam cursos de licenciatura e mestrado na Universidade Católica Portuguesa. Os resultados sugerem que a escala apresenta boas propriedades psicométricas.
Título traduzido da contribuiçãoDevelopment and validation of a scale to assess the integration of the LCMS in the formative process in higher education
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoProceedings of the 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2013
EditoraUniversidad de Salamanca
ISBN (impresso)9789899843400
Estado da publicaçãoPublicado - 25 nov. 2013
Evento8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2013 - Lisbon
Duração: 19 jun. 201322 jun. 2013

Série de publicação

NomeIberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI
ISSN (impresso)2166-0727
ISSN (eletrónico)2166-0735

Conferência

Conferência8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2013
País/TerritórioPortugal
CidadeLisbon
Período19/06/1322/06/13

Keywords

  • Escala de avaliação
  • Institutional Managed Learning Environment (iMLE)
  • Learnig analytics
  • Learning Content Management System (LCMS)

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação da integração do LCMS no processo formativo no Ensino Superior“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação