Resumo
A Educação Intergeracional ganha cada vez mais pertinência no mundo que é progressivamente mais vetusto e onde a longevidade das suas gentes atinge idades sem precedentes. Diferentes Experiências, uma Nova Convivência nasce e inscreve-se no âmbito do nosso trabalho de mestrado e é motivado pela necessidade de articular a pedagogia social e a pedagogia escolar. O insucesso e o abandono escolar de um número signifi cativo de jovens geram a necessidade de refl etir sobre o valor da escola e da educação no/para o futuro próximo destes jovens. Em termos metodológicos, o trabalho surge fundeado numa matriz de investigação qualitativa e visa promover a aprendizagem cooperativa, facilitar e reforçar as relações interpessoais e o sucesso educativo de jovens em situação de risco de abandono e/ou insucesso escolar. A finalidade é robustecer a aprendizagem cooperativa, a solidariedade intergeracional e derrubar velhos mitos sobre a pessoa idosa. Da discussão dos dados ressalta o impacto positivo dos programas de intervenção sociopedagógica e a necessidade maior de valorizar e reconhecer as práticas de educação intergeracional e articulação entre a pedagogia social e a pedagogia escolar.
Idioma original | Portuguese |
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Páginas (de-até) | 153-163 |
Número de páginas | 11 |
Revista | Cadernos de Pedagogia Social |
Número de emissão | 4 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jan. 2012 |