Resumo
Neste artigo procuramos perceber como os docentes do ensino básico (5º ao 9º ano) do Município de Viseu (Portugal) conduziram seu treinamento em tecnologias da informação e comunicação. Este artigo é parte de um estudo maior realizado em 2012 e 2013. Para termos uma ideia clara sobre habilidades em tecnologias da informação e comunicação, foram aplicados um questionário, realizadas entrevistas e conduzidos grupos individuais e de foco usando um conjunto de docentes selecionados. Para uma análise longitudinal da evolução dessas competências ao longo do tempo, fizemos a comparação dos resultados desse estudo com estudos elaborados anteriormente, particularmente com o realizado por Jacinta Paiva, em 2002, e observamos quão evo-luídos são os indicadores. Concluímos que a formação em tecnologias da informação e comunicação, como regra geral, não aparece na formação inicial dos docentes e é frequentemente realizada à custa de auto-treinamento, com apoio de amigos e colegas e ainda no âmbito dos centros de formação. Por outro lado, constata-se que houve uma melhoria significativa quanto ao número de docentes submetidos a treinamento em tecnologias da informação e comunicação.
Título traduzido da contribuição | Professores de alfabetização digital dos 2º e 3º ciclos das escolas do condado de viseu (Portugal) |
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Idioma original | English |
Número do artigo | e230003 |
Revista | Revista Brasileira de Educação |
Volume | 23 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2018 |
Keywords
- Formação de professores
- Competências TIC
- Literacia digital
- TIC