Rita Brito, Patrícia Dias

Resultado de pesquisarevisão de pares

17 Transferências (Pure)

Este artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologia sdigitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas).
Título traduzido da contribuiçãoDigital technologies, learning and education: practices and perceptionsof children under eight years old and their parents
Páginas (de-até)3-25
Número de páginas23
RevistaRevista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino
Volume1
Número de emissão1
Estado da publicaçãoPublicado - 2017

• Crianças 0-8 anos
  • Escola
  • Tecnologias digitais

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais“. Em conjunto formam uma impressão digital única.
  • hAPPy kids

Dias, P. & Brito, R.