Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)

João Formosinho*, Joaquim Machado*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

63 Transferências (Pure)

Resumo

Este artigo identifica as principais alterações organizacionais e pedagógicas na educação básica primária de 1997 a 2018 e analisa as suas consequências na reconfiguração da organização do processo de ensino, da profissionalidade docente e das práticas pedagógicas na educação primária. Verifica a tendência uniformizadora que generaliza a lógica da compartimentação do ensino e interpreta-a como um processo progressivo de colonização cultural da educação de infância.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)5-29
Número de páginas25
RevistaMedi@ções
Volume6
Número de emissão1
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

Keywords

  • Educação básica
  • Organização pedagógica
  • Uniformidade
  • Diversidade
  • Profissionalidade docente

Citação