Does digital marketing really boost city tourism? Evidences from Porto’s experience

Título traduzido da contribuição: O Marketing Digital realmente impulsiona o turismo na cidade? Evidências da experiência do Porto

Sandra Raquel Castro, Susana Costa e Silva, Paulo Duarte

Resultado de pesquisarevisão de pares

10 Transferências (Pure)

Resumo

Resumo Objetivos: Este artigo analisa a estratégia de marketing digital da Cidade do Porto, com o objetivo de fornecer uma contribuição teórica e prática sobre a importância das ferramentas de marketing digital para promover destinos turísticos. Metodologia: O presente estudo aplica a metodologia de estudo de caso usando dois conjuntos de dados: (1) entrevistas semiestruturadas focadas foram realizadas com turistas e atores-chave na promoção do Porto como destino turístico; (2) informações disponíveis nos sites oficiais das entidades de gestão “Porto Destination”. Propõe-se um modelo de Search Engine Marketing e publicidade gráfica aplicada ao turismo. Resultados: descobrimos que essas são ferramentas muito eficazes para atrair tráfego para os sites de destino e que provavelmente explicam com êxito a eficiência da promoção on-line de um local. Outro resultado relevante é a importância da customização, que pode ser alcançada através da qualificação dos usuários e dos dados coletados sobre suas preferências, através de redes sociais e feedback. Originalidade/valor: A originalidade do estudo decorre da adoção dos determinantes teóricos utilizados, do modelo de análise proposto e dos diferentes corpos teóricos de onde os construtos e as relações foram extraídos. Dessa forma, o artigo fornece uma nova maneira de abordar o problema de comercializar um destino turístico. Limitações: Devido à dificuldade de motivar os turistas a participar das entrevistas, a principal limitação do estudo é o número de entrevistas realizadas.
Título traduzido da contribuiçãoO Marketing Digital realmente impulsiona o turismo na cidade? Evidências da experiência do Porto
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)84-100
Número de páginas17
RevistaEuropean Journal of Applied Business & Management
Volume3
Número de emissão3
Estado da publicaçãoPublicado - 2017

Keywords

  • Marketing digital
  • Destino turístico
  • Promoção online
  • Porto

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O Marketing Digital realmente impulsiona o turismo na cidade? Evidências da experiência do Porto“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação