Dropout factors in higher education: a literature review

Título traduzido da contribuição: Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura

Paula Cristina Freitas Barroso, Íris Martins Oliveira, Dulce Noronha-Sousa, Ana Noronha, Cristina Cruz Mateus, Enrique Vázquez-Justo, Cristina Costa-Lobo

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

A evasão no Ensino Superior constitui preocupação internacional com impacto nas Instituições de Ensino Superior, em geral, e nos percursos de carreira individuais, em específico. Para prevenir esse fenômeno e apoiar tanto instituições como estudantes na sua tomada de decisão, urge identificar fatores de evasão no ensino superior. Apresenta-se revisão de artigos publicados em revistas científicas internacionais entre janeiro 2014 e dezembro 2018, com base no Modelo Longitudinal de Evasão Institucional. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados, com combinações das palavras-chave dropout, departure, academic adjustment, college adjustment, academic integration, social integration e higher education. Foram lidos integralmente 24 artigos que satisfaziam critérios de inclusão. Procedeu-se à descrição dos artigos e o conteúdo foi sistematizado em meta-síntese. Identificaram-se fatores relativos a atributos prévios à entrada no ensino superior; objetivos e compromissos prévios e posteriores a essa entrada; experiências institucionais; integração acadêmica e social. Identificaram-se ainda medidas de sinalização de evasão. Discutem-se implicações para a investigação, para serviços e políticas das Instituições de Ensino Superior.
Título traduzido da contribuiçãoFatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura
Número do artigoe228736
Páginas (de-até)1-10
Número de páginas10
RevistaPsicologia Escolar e Educacional
Volume26
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 22 abr 2022

• Evasão
  • Ensino superior
  • Revisão de literatura

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura“. Em conjunto formam uma impressão digital única.